Por que ter uma ouvidoria?
Estabelece um canal de diálogo contínuo com os colaboradores, reforçando e protegendo os valores e princípios estabelecidos no código de ética da empresa.
Permite uma comunicação imediata das informações relevantes que afetam a organização, possibilitando uma resposta rápida e eficaz.
Elimina possíveis distorções e ruídos na comunicação, uma vez que o canal de comunicação é direto com a empresa.
Orienta e educa os colaboradores sobre as condutas adequadas diante de situações críticas, reforçando a cultura ética da organização.
Protege a reputação e imagem da empresa, evitando possíveis polêmicas que possam levar a processos judiciais.
Reforça o engajamento dos colaboradores com a organização, aumentando seu comprometimento com os valores e objetivos da empresa.
Garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.
Seguir as normas da Lei Sarbanes-Oxley para garantir mecanismos de auditoria e segurança confiáveis.
Possibilitar denúncias de práticas ilegais e comportamentos inapropriados.
Assegurar a rápida detecção e resolução de situações críticas.
Especialidades do Programa de Apoio Pessoal
Psicólogos e Assistentes Sociais
A ouvidoria da Auster é recepcionada por psicólogos e assistentes sociais.
Este tipo de atendimento profissional é essencial em casos de urgência emocional como violência, violência à mulher,
intimidações, assédio sexual, assédio moral, etc.
O acolhimento profissional reduz fortemente o impacto do abalo e a conversa e acompanhamento com o especialista
podem diminuir as chances de judicialização de casos deste tipo com desdobramentos indesejáveis, consequências
financeiras e negativas para a imagem da empresa.
A equipe da Auster pela expertise no tema, disponibiliza no seu programa as recomendações de atuação na empresa,
visando a gestão apropriada para que o caso tenha uma condução adequada.
Por exemplo:
O que fazer quando dois ou mais funcionários trazem uma queixa de assédio moral/ sexual. Como se comunicar com os implicados e com o acusado.
Quando o acusado expressa “falas suicidas”.
A condução destes casos é de extrema criticidade e a disponibilização de profissionais qualificados e reconhecidos pelo mercado representa um diferencial fundamental para o sucesso ou fracasso na condução dos eventos.
Fluxo da manifestação
COMO ABRIR SUA MANIFESTAÇÃO
Solicitante deseja fazer uma denúncia.
QUAIS OS CANAIS
Pelo Portal / 0800 / E-mail. A identificação não é obrigatória.
INFORME SUA MANIFESTAÇÃO
O solicitante realiza sua manifestação.
NÚMERO DE PROTOCOLO
É gerado número de protocolo para navegação dentro do site (caso o canal escolhido for 0800 e e-mail, informamos o número para o solicitante).
RETORNO DO COMITÊ
Comitê insere a resposta no ambiente de admin.
VERIFICAR PROTOCOLO
Solicitante retorna ao site para a resposta, navegando com o mesmo número de protocolo ou solicita a resposta no 0800 informando o protocolo.
COMO ABRIR SUA MANIFESTAÇÃO
Solicitante deseja fazer uma denúncia.
QUAIS OS CANAIS
Liga para o 0800 exclusivo. A identificação não é obrigatória.
INFORME SUA MANIFESTAÇÃO
Central Auster recebe a ligação e responde, caso a resposta esteja prevista no Banco de Respostas. Ou encaminha para o Comitê.
Retorno do Comitê de Ética
O Comitê de Ética recebe o relatório da chamada, realiza a análise e tem um prazo máximo de 20 dias para respondê-la.
Quem recebe o retorno
Central Auster recebe a resposta do Comitê.
Informando o manifestante
Solicitante retorna a ligação para a resposta. Ou Auster retorna ao solicitante.