Saúde mental no trabalho: como lidar com os desafios e o estresse
A saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais relevante. Com o aumento da...
Leia maisDificuldades no trabalho eventualmente se apresentam a todos os profissionais, em maior ou menor grau, independentemente do cargo que ocupam. Entenda, neste artigo, como lidar com estas dificuldades e superá-las.
A zona de conforto é um dos principais empecilhos para alcançar maiores posições na carreira profissional. Embora confortável, estar nessa posição impede o desenvolvimento e o crescimento profissional, fazendo com que a pessoa se encontre estagnada por meses, anos ou até mesmo décadas. Sua principal barreira para quebrar este ciclo é o medo.
Apesar de difícil, é possível sair da zona de conforto. Para isso, é importante assumir o compromisso de correr riscos, assumir novas responsabilidades e estar disposto a cometer erros para adquirir novos aprendizados.
Organização é parte importante do sucesso profissional. Boa parte das pessoas frustradas em suas carreiras encontram dificuldades em se organizar e fazer uma boa gestão do tempo.
Algumas estratégias para obter maior organização é construir o hábito anotar o que precisa ser feito. É possível usar ferramentas como o calendário digital, o bloco de notas ou simplesmente um planner físico. Planeje suas atividades profissionais com antecedência e tenha clareza do que precisa ser feito.
Para fazer uma boa gestão do tempo, definir prioridades é essencial. Atrapalha-se quem acredita que é uma boa ideia fazer várias coisas ao mesmo tempo – desse modo, não é possível colocar foco suficiente em nenhuma delas e as chances de erros e atrasos aumentam. Para elevar a produtividade, divida tarefas grandes em diversas tarefas menores e saiba delegar, quando necessário.
Os conhecimentos técnicos favorecem uma boa performance no trabalho. Com eles, é possível implementar ideias para solucionar problemas ou alcançar melhores resultados. É impossível obter uma boa atuação sem os conhecimentos equivalentes; essa pode ser uma das causas para problemas no trabalho.
Para sair desta situação, são indicados cursos profissionalizantes, boas leituras sobre temas da área e se manter cercado por especialistas que podem apresentar novas ideias e exemplificar práticas de conduta.
Inteligência emocional é considerada uma das mais importantes habilidades comportamentais para o mercado de trabalho. Ela consiste em administrar as próprias emoções de forma racional e contribui para o gerenciamento do estresse e resolução de conflitos. Assim como os conhecimentos técnicos, esta habilidade também pode ser adquirida a partir do balanceamento entre estudos e prática.
Atendemos mais de 4 milhões de vidas em todo o país, com foco em educação para a saúde, intervenção em crises, ouvidoria, emergências e planos de contingência para a continuidade dos negócios.
Fale conoscoA saúde mental no ambiente de trabalho é um tema cada vez mais relevante. Com o aumento da...
Leia maisA Consciência Negra é um movimento essencial para refletirmos sobre a história, lutas e...
Leia maisA diabetes é uma doença que afeta a maneira como o corpo regula o açúcar no sangue, e sua...
Leia mais