Consciência negra: caminhos para a igualdade racial
A Consciência Negra é um movimento essencial para refletirmos sobre a história, lutas e...
Leia maisO Dia da Educação é uma data comemorativa em âmbito internacional. Existem duas datas do calendário destinadas a este propósito: os dias 24 de janeiro e 28 de abril. Apesar das diferenças nos dias, os objetivos são similares: defender a educação como um direito universal, essencial para o desenvolvimento da sociedade.
Continue lendo este artigo para descobrir por que se comemoram essas datas e entender a importância da educação para o ser humano.
O Dia Internacional da Educação em 24 de janeiro é uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU), em uma Assembleia Geral realizada no dia 3 de dezembro de 2018. O propósito é fortalecer os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da área da Educação, propostos pela Organização em 2015.
Para isso, a ONU convidou diversas organizações não-governamentais, organizações e institutos educacionais para compartilhar a sugestão e aumentar a cooperação para que a data fosse comemorada e que os objetivos fossem cumpridos pelos países ao redor do mundo.
O Dia Mundial da Educação em 28 de abril é um compromisso assumido por líderes de 164 países, incluindo o Brasil, durante o Fórum Mundial da Educação do dia 28 de abril de 2000, na cidade de Dakar, Senegal. O propósito era defender o desenvolvimento adequado da educação em todo o mundo.
Ao final da reunião, os representantes das nações presentes assinaram a Declaração de Dakar, considerado um marco para a educação global, que se tratava de um documento que asseverava o acordo coletivo de reafirmar a educação como direito universal, a partir de ações coletivas que promovessem sua acessibilidade.
A educação pode ser compreendida como a base mais importante do ser humano. A partir dela, é possível adquirir conhecimento sobre o mundo ao redor, refletir sobre aspectos da vida e da realidade, adquirir o senso crítico e os próprios valores. Assim, contribui para a formação de cidadãos comprometidos em gerar avanços científicos e tecnológicos, trazendo impactos positivos à coletividade.
Investir em educação também é investir no combate ao preconceito e discriminações de todos os âmbitos; o conhecimento destrói mitos, expande a mente e transforma. Assim, favorece a igualdade social, racial e de gênero, gera mais oportunidades aos menos favorecidos e inibe as desigualdades.
Todos podemos colaborar para defender a educação a partir de algumas ações: escolher governantes compromissados com a causa e cobrar ações públicas efetivas, prestigiar os professores e participar de projetos sociais da área. Invista no conhecimento e incentive as pessoas ao redor a fazerem o mesmo.
Reconhecendo a importância da educação, a Organização das Nações Unidas (ONU) integrou este tópico nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – um conjunto de metas globais apresentado em 2015 para defender o desenvolvimento sustentável dos países, equilibrando as áreas econômica, social e ambiental, para serem alcançadas até 2030. É classificado como “ODS-4 – Educação de Qualidade”.
O propósito principal dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável dentro do tópico de educação concerne “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”. A partir disso, existem as metas que buscam contribuir com este propósito, que são:
4.1 – Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduza a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes.
4.2 – Até 2030, garantir que todos as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, de modo que eles estejam prontos para o ensino primário.
4.3 – Até 2030, assegurar a igualdade de acesso para todos os homens e mulheres à educação técnica, profissional e superior de qualidade, a preços acessíveis, incluindo universidade.
4.4 – Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
4.5 – Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e garantir a igualdade de acesso a todos os níveis de educação e formação profissional para os mais vulneráveis, incluindo as pessoas com deficiência, povos indígenas e as crianças em situação de vulnerabilidade.
4.6 – Até 2030, garantir que todos os jovens e uma substancial proporção dos adultos, homens e mulheres estejam alfabetizados e tenham adquirido o conhecimento básico de matemática.
4.7 – Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura.
4.a – Construir e melhorar instalações físicas para educação, apropriadas para crianças e sensíveis às deficiências e ao gênero, e que proporcionem ambientes de aprendizagem seguros e não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
4.b – Substancialmente ampliar globalmente o número de bolsas de estudo para os países em desenvolvimento, em particular os menos desenvolvidos, pequenos Estados insulares em desenvolvimento e os países africanos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, de tecnologia da informação e da comunicação, técnicos, de engenharia e programas científicos em países desenvolvidos e outros em desenvolvimento.
4.c – Até 2030, substancialmente aumentar o contingente de professores qualificados, inclusive por meio da cooperação internacional para a formação de professores, nos países em desenvolvimento, especialmente os menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento.
Atendemos mais de 4 milhões de vidas em todo o país, com foco em educação para a saúde, intervenção em crises, ouvidoria, emergências e planos de contingência para a continuidade dos negócios.
Fale conoscoA Consciência Negra é um movimento essencial para refletirmos sobre a história, lutas e...
Leia maisA diabetes é uma doença que afeta a maneira como o corpo regula o açúcar no sangue, e sua...
Leia maisManter uma rotina de exercícios físicos pode parecer desafiador, especialmente com a correria do...
Leia mais