Postado em: 17 de março de 2023

É de conhecimento geral que a saúde é um dos bens mais preciosos do ser humano, se não o mais precioso. Com saúde, é possível realizar as tarefas diárias e agir em direção aos sonhos, metas e objetivos. Por outro lado, sem ela, nos tornamos indefesos e vulneráveis, por vezes incapazes de viver uma vida com qualidade. 

Embora isso pareça evidente, não é incomum que as pessoas deixem de cultivar hábitos saudáveis em diversos momentos da vida. Principalmente por causa da correria do dia a dia, pela grande quantidade de obrigações e responsabilidades a serem cumpridas, a saúde é colocada em segundo plano, o que pode trazer prejuízos à longo prazo. 

O que significa ter saúde? 

Essa é uma reflexão que poucos fazem durante a vida. Por muitos anos, foi propagada a ideia de que ter saúde significava simplesmente a ausência de doenças, principalmente aquelas que prejudicavam o pleno funcionamento do corpo, como a mobilidade. 

Porém, esta ideia é extremamente limitada. Conforme os conhecimentos na área da saúde foram se ampliando, foi se desenvolvendo um olhar mais crítico em relação aos fatores que podem afetar as condições de saúde das pessoas, abrangendo também a qualidade de vida e o papel do ser humano na sociedade. 

Assim, em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS), passou a definir saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de afecções e enfermidades”, expandindo o conceito de saúde para além do físico. 

A Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo estes conceitos, apontou as condições básicas para que um Estado possa assegurar o direito à saúde aos seus cidadãos: disponibilidade financeira, acessibilidade, aceitabilidade e qualidade do serviço de saúde pública do país. 

Saiba como se constitui a saúde integral: Saúde física; Saúde mental; Saúde emocional; Saúde profissional; Saúde social; Saúde espiritual.

A imagem indica como se constitui a saúde integral

Por que se manter saudável no dia a dia 

Manter-se saudável no dia a dia demanda tempo e esforço; deve ser um compromisso diário estabelecer hábitos saudáveis que trarão benefícios à curto, médio e longo prazo, ao invés de remediar problemas de saúde que já afloraram para evitar que se agravem.  

Muitos são os benefícios de cuidar da própria saúde, principalmente relacionados a três objetivos essenciais: evitar problemas de saúde, viver com mais qualidade e contribuir positivamente com a sociedade. 

Prevenção de doenças 

Boa parte das doenças conhecidas na atualidade tem causas conhecidas e evitáveis. O descuido com a saúde através de hábitos negativos pode contribuir para gerar ou agravar as doenças. Da mesma forma, boas práticas como manter a boa qualidade do sono e alimentação saudável, praticar atividades físicas e exercitar a mente previnem contra diversos problemas de saúde, entre eles: ansiedade, depressão, doenças cardíacas, diabetes, obesidade, hipertensão e Alzheimer. 

Qualidade de vida 

Diferentes pessoas podem ter diferentes ideias do que é ter uma boa vida. Para alguns, pode ser tempo de qualidade com familiares e amigos; para outros, disposição e energia para trabalhar e curtir momentos de lazer; algumas pessoas consideram que a qualidade de vida está relacionada ao aprendizado e crescimento constantes e a novas experiências. O que é inquestionável é que, inegavelmente, todas essas coisas só podem ser realizadas em máximo potencial com a saúde em dia. 

Participação plena em sociedade 

Os papeis dos cidadãos na sociedade incluem a educação, o trabalho, participação política e cumprimento de leis, regras e normas. A saúde é muito importante neste sentido, principalmente nos âmbitos mental, profissional e social, que irão contribuir para manter o equilíbrio e a estabilidade ao lidar com desafios, aceitar as exigências da vida, sustentar a produtividade e conviver em harmonia com as outras pessoas. 

Compartilhe: Facebook Instagram Twitter

Artigos recentes

Setembro Vermelho: combate às doenças cardiovasculares

O mês de setembro é marcado pelo Setembro Vermelho, uma campanha dedicada à conscientização e...

Leia mais

Setembro Amarelo: por que discutir saúde mental

Este mês é internacionalmente reconhecido como o período dedicado à campanha Setembro Amarelo,...

Leia mais

Prevenção do suicídio: recursos importantes que você deve conhecer

A prevenção do suicídio é uma questão de extrema importância. Neste artigo, exploraremos...

Leia mais

Contato

Fale Conosco

Solicite um orçamento
Contato