Postado em: 15 de novembro de 2022

Tratando-se de desenvolvimento pessoal e aprendizagem, existem dois tipos de pessoas: aquelas que acreditam que é possível adquirir novas habilidades e aquelas que acreditam que as vocações inatas ou a falta delas limita o que é possível ou não de se alcançar. Continue lendo para entender mais.

O que é mentalidade?

A palavra mentalidade se refere a um padrão de pensamento, um conjunto de crenças e disposições de uma pessoa, que irá definir boa parte de seus comportamentos durante a vida.

A mentalidade pode ter diferentes categorias, como positiva ou negativa. Nesse sentido, pessoas com uma mentalidade mais positiva teriam uma forma mais construtiva de levar a vida, enquanto pessoas com uma mentalidade negativa poderiam vir a se prejudicar e impor obstáculos para a própria jornada.

Diversos fatores podem ter influência para a formação da mentalidade. As disposições da própria pessoa contam, assim como seus exemplos e as palavras que ouvem com frequência. No geral, todos os aspectos que fazem parte de sua realidade podem interferir na sua mentalidade.

Mentalidade de crescimento ou fixa

A psicóloga e pesquisadora da Universidade de Stanford, Carol Dweck, definiu outras categorias para a mentalidade, que seriam a fixa e a de crescimento. Em seu livro “Mindset: A Nova Psicologia do Sucesso”, ela aponta que as pessoas com a mentalidade fixa acreditam que existem capacidades que provavelmente jamais conseguiriam adquirir, simplesmente porque não foram feitas para isso. Enquanto isso, as pessoas com a mentalidade de crescimento se mostram mais perseverantes, porque acreditam que podem adquirir diferentes capacidades e desenvolver maior potencial cognitivo.

Saiba como desenvolver a mentalidade de crescimento: • Entenda que é possível se desenvolver; • Atente-se às barreiras que cria para si mesmo; • Saia da zona de conforto – tente coisas novas para alcançar novos resultados; • Cerque-se de pessoas que tenham as habilidades que queira conquistar; • Mantenha a mente aberta para aprender; • Aprenda a lidar com falhas e críticas; • Seja perseverante – a única forma de fracassar é desistindo.

A imagem aponta os caminhos para desenvolver a mentalidade de crescimento.

Compartilhe: Facebook Instagram Twitter

Artigos recentes

Setembro Vermelho: combate às doenças cardiovasculares

O mês de setembro é marcado pelo Setembro Vermelho, uma campanha dedicada à conscientização e...

Leia mais

Setembro Amarelo: por que discutir saúde mental

Este mês é internacionalmente reconhecido como o período dedicado à campanha Setembro Amarelo,...

Leia mais

Prevenção do suicídio: recursos importantes que você deve conhecer

A prevenção do suicídio é uma questão de extrema importância. Neste artigo, exploraremos...

Leia mais

Contato

Fale Conosco

Solicite um orçamento
Contato