Feliz natal! Celebrando momentos de harmonia entre família e amigos
O Natal é uma época mágica, marcada pela união e pelos momentos de harmonia com aqueles que...
Leia maisPlantas podem ser consideradas ótimos objetos de decoração, mas se engana quem acredita que essa é a única função delas em casa. Elas também são boas aliadas à saúde física e mental. Por isso, ter plantas nos ambientes internos e externos tem duplo benefício: contribui para uma vida mais saudável enquanto enfeita o lugar.
É possível começar de forma simples, adquirindo pequenos vasos de plantas e posicionando na mesinha ou estante do espaço de trabalho, na cômoda ao lado da cama, ou mesmo em lugares específicos da cozinha – neste caso, considere as plantas comestíveis.
A chave é buscar entender mais sobre as plantas escolhidas. Questões relativas ao seu cuidado, como a quantidade certa de água e luz solar devem ser considerados para garantir sua conservação. Para isso, vale conversar com pessoas mais experientes no cuidado com as plantas ou separar um tempo para realizar pesquisas.
A criatividade é uma característica importante, principalmente àqueles cujos trabalhos envolvem funções criativas. Ainda assim, o bloqueio criativo pode acontecer. Para isso, de acordo com Justin Hancock, especialista em jardinagem da Costa Farms, as plantas de folhas coloridas são a melhor solução, pois despertam energia e facilitam o processo criativo.
Um estudo realizado pela universidade The Royal College of Agriculture, da Inglaterra, descobriu que a presença de plantas na sala de aula é benéfica para a cognição. Ele apontou que os estudantes tiveram um aumento de 70% no foco e atenção durante o aprendizado em ambientes mais verdes. Certamente, esse benefício também é garantido em outros ambientes verdes, que não sejam a sala de aula.
Especialistas indicam o potencial de algumas plantas na redução das alergias. Em especial a clorofito, cujas folhas absorvem mofo e poeira, potenciais causadores de alergias; a camomila, que tem propriedades anti-inflamatórias, eficaz em alergias, dermatites, eczemas, conjuntivites ou rinites; e o sabugueiro, que tem ação antiviral e antioxidante e combate rinites, sinusites e conjuntivites.
Alguns tipos específicos de plantas, principalmente as samambaias-americanas, transpiram e liberam gotículas de água que umidificam o ar de forma natural e trazem mais oxigênio ao ambiente. Dessa forma, são evitados os eletrodomésticos que têm essa função, mas que ocupam grande espaço e gastam muita energia.
Os olhos cansados são características comuns daquelas pessoas que passam muito tempo trabalhando em frente ao computador. Nesses casos, um ambiente mais verde é uma excelente alternativa para aliviar a tensão ocular. Basta desviar a atenção da tela por alguns minutos e direcioná-la para as plantas, que são percebidas pelo cérebro como parte de uma paisagem relaxadora, trazendo alivio.
Além disso, ter plantas em casa é um dos mais positivos hobbies; traz um senso de responsabilidade, pois fortalece o contato com a natureza.
Atendemos mais de 4 milhões de vidas em todo o país, com foco em educação para a saúde, intervenção em crises, ouvidoria, emergências e planos de contingência para a continuidade dos negócios.
Fale conoscoO Natal é uma época mágica, marcada pela união e pelos momentos de harmonia com aqueles que...
Leia maisO mês de dezembro é dedicado à conscientização sobre o câncer de pele, um dos tipos de...
Leia maisA alimentação consciente é uma prática que vai além de simplesmente ingerir alimentos. Ela...
Leia mais