Consciência negra: caminhos para a igualdade racial
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Leia maisAs empresas devem ser consideradas agentes sociais, levando em conta seu grau de influência na vida dos indivíduos. Sendo assim, é preciso que os gestores vão além da obrigação legal e garantam um quadro de funcionários tão diverso quanto a própria sociedade, para uma participação mais ativa no combate à discriminação.
Inclusão social nas empresas é o conjunto de medidas tomadas para combater a exclusão dos indivíduos baseado em diferenças sociais e garantir oportunidades iguais de acesso e crescimento dentro da organização.
A legislação sobre inclusão nas empresas abarca a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência (PcDs) – Lei Nº 8.213/91.
O número de contratações de PcDs deve ter a seguinte proporcionalidade:
2% de colaboradores PcDs para empresas de 100 a 200 funcionários;
3% de colaboradores PcDs para empresas de 201 a 501 funcionários;
4% de colaboradores PcDs para empresas de 501 a 1000 funcionários;
5% de colaboradores PcDs para empresas de com mais de 1000 funcionários.
Por causa da legislação rasa acerca da inclusão social nas empresas, muitas pessoas acreditam erroneamente que, para que isso aconteça, basta admitir pessoas com deficiência. É importante garantir que a prática inclua pessoas de diferentes grupos sociais, como as PcDs, mas muitos outros, como idosos e pessoas de mais idade, pessoas de diferentes orientações sexuais, gêneros, classes sociais e etnias para uma inclusão completa.
• Assegurar oportunidades de ingresso à empresa para diferentes grupos sociais;
• Treinar e capacitar os colaboradores para que todos estejam nivelados;
• Garantir uma cultura organizacional baseada no respeito, diversidade e inclusão;
• Criar um código interno de conduta para combater a discriminação;
• Incentivar o conhecimento sobre temas de relevância social a partir de palestras, cursos e workshops;
• Estruturar a composição do quadro de funcionários de todos os setores para garantir que sejam inclusivos;
• Investir em acessibilidade na estrutura dos ambientes e acessibilidade digital;
• Constituir comitês de diversidade para potencializar as vozes dos diferentes grupos sociais e ampliar discussões sobre práticas inclusivas.
Por fim, lembramos que diversidade nas empresas e inclusão social nas empresas não são a mesma coisa. Uma organização que contrata pessoas diversas, mas que não procura ouvir, dar oportunidades iguais de crescimento ou inseri-las em suas práticas, pode ter diversidade, mas certamente não é inclusiva.
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