Postado em: 21 de novembro de 2022

Gerenciar o próprio dinheiro é um desafio para muitas pessoas. A educação financeira ainda é um tema pouco discutido, principalmente em relação às crianças.

Muitas pessoas acreditam que crianças e finanças não combinam. De toda forma, logo nos primeiros anos de vida, crianças começar a expor suas vontades e pedem por brinquedos, jogos, roupas e outras coisas, sem saber dos contextos que possibilitam ou impossibilitam essas aquisições.

Especialistas defendem que crianças sejam ensinadas sobre assuntos financeiros e esclarecem que conceitos como trabalho, dinheiro, contas e dívidas, se ensinados da maneira certa, podem trazer maior discernimento e ajudar na formação de um ser mais consciente no futuro.

Confira as vantagens de ensinar às crianças sobre finanças: • Desenvolve a prudência em relação aos gastos; • Gera valorização do trabalho; • Propicia maior consciência social; • Afasta as chances de fazer dívidas no futuro.

A imagem indica as vantagens de ensinar às crianças sobre finanças.

Quando começar a introduzir assuntos financeiros para as crianças?

As crianças podem começar a aprender sobre finanças assim que começarem a entender sobre os números. Antes disso, é indicado introduzir algumas ideias que não envolvam contas, como o valor do dinheiro e do trabalho, por exemplo. Ao aprenderem a fazer cálculos básicos, podem obter as primeiras dicas de como gerenciar valores baixos.

Como trabalhar a educação financeira infantil

  • Introduza assuntos relacionados a realidade financeira familiar – converse sobre de onde vem o dinheiro, sobre as responsabilidades financeiras, possibilidades e impossibilidades;
  • Trabalhe a compreensão acerca dos gastos necessários, dispensáveis e dos desperdícios, para que comecem a fazer escolhas mais conscientes;
  • Envolva a criança nas finanças da família – permita que ela tenha maior contato com o dinheiro, que ajude a planejar algumas das compras do mês e mantenha o diálogo aberto;
  • Adote a mesada inteligente – explique o que é mesada, apresente algumas tarefas que podem ser realizadas para conquistar o benefício e ajude a planejar os objetivos para aquele dinheiro.
Compartilhe: Facebook Instagram Twitter

Artigos recentes

Transforme seus relacionamentos: princípios da comunicação não-violenta

A comunicação não-violenta é uma abordagem poderosa para enriquecer e transformar nossos...

Leia mais

Bem-estar na terceira idade: dicas essenciais para uma vida ativa e saudável

O bem-estar na terceira idade é fundamental para uma vida plena e saudável. Com o passar dos...

Leia mais

Comunicação inclusiva: interação com pessoas com deficiência auditiva

A comunicação é essencial para a interação humana, mas muitas vezes pode representar desafios...

Leia mais

Contato

Fale Conosco

Solicite um orçamento
Contato