Postado em: 17 de junho de 2022

As empresas devem ser consideradas agentes sociais, levando em conta seu grau de influência na vida dos indivíduos. Sendo assim, é preciso que os gestores vão além da obrigação legal e garantam um quadro de funcionários tão diverso quanto a própria sociedade, para uma participação mais ativa no combate à discriminação.

O que é inclusão social nas empresas?

Inclusão social nas empresas é o conjunto de medidas tomadas para combater a exclusão dos indivíduos baseado em diferenças sociais e garantir oportunidades iguais de acesso e crescimento dentro da organização.

Legislação

A legislação sobre inclusão nas empresas abarca a obrigatoriedade de contratação de pessoas com deficiência (PcDs) – Lei Nº 8.213/91.

O número de contratações de PcDs deve ter a seguinte proporcionalidade:

2% de colaboradores PcDs para empresas de 100 a 200 funcionários;

3% de colaboradores PcDs para empresas de 201 a 501 funcionários;

4% de colaboradores PcDs para empresas de 501 a 1000 funcionários;

5% de colaboradores PcDs para empresas de com mais de 1000 funcionários.

É preciso ir além da legislação

Por causa da legislação rasa acerca da inclusão social nas empresas, muitas pessoas acreditam erroneamente que, para que isso aconteça, basta admitir pessoas com deficiência. É importante garantir que a prática inclua pessoas de diferentes grupos sociais, como as PcDs, mas muitos outros, como idosos e pessoas de mais idade, pessoas de diferentes orientações sexuais, gêneros, classes sociais e etnias para uma inclusão completa.

Confira a importância da inclusão social nas empresas: • Garante um ambiente mais diverso – a diversidade de colaboradores é, também, a diversidade de ideias e perspectivas; • Afasta os preconceitos – conviver com pessoas diferentes rompe com os estigmas e pré-julgamentos; • Fortalece a marca perante os públicos – estes, por sua vez, passam a se identificar mais com a marca pela sua pluralidade; • Diminui as chances de cometer equívocos – marcas que se mostram abertas para ouvir seus colaboradores, ampliam suas visões de mundo e evitam a desinformação.

A imagem exibe informações sobre a importância da inclusão social nas empresas.

Saiba quais são algumas das práticas de inclusão social nas empresas

• Assegurar oportunidades de ingresso à empresa para diferentes grupos sociais;

• Treinar e capacitar os colaboradores para que todos estejam nivelados;

• Garantir uma cultura organizacional baseada no respeito, diversidade e inclusão;

• Criar um código interno de conduta para combater a discriminação;

• Incentivar o conhecimento sobre temas de relevância social a partir de palestras, cursos e workshops;

• Estruturar a composição do quadro de funcionários de todos os setores para garantir que sejam inclusivos;

• Investir em acessibilidade na estrutura dos ambientes e acessibilidade digital;

• Constituir comitês de diversidade para potencializar as vozes dos diferentes grupos sociais e ampliar discussões sobre práticas inclusivas.

Por fim, lembramos que diversidade nas empresas e inclusão social nas empresas não são a mesma coisa. Uma organização que contrata pessoas diversas, mas que não procura ouvir, dar oportunidades iguais de crescimento ou inseri-las em suas práticas, pode ter diversidade, mas certamente não é inclusiva.

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